Quem Somos

A Vítor Almeida e Filhos, S.A., é uma empresa cuja actividade está ligada ao sector das obras públicas, actuando em diferentes áreas, nomeadamente obras de terraplenagens, pavimentação, e urbanização.

A empresa foi fundada no início dos anos setenta, e teve como actividade inicial a surriba de terrenos destinados ao cultivo de eucaliptos. No âmbito do desenvolvimento desta actividade, o sócio gerente foi adquirindo maquinaria pesada nomeadamente bulldozers. Este facto propiciou a expansão da actividade para outros domínios, tais como a construção de caminhos florestais levando a empresa a uma nova vaga de aquisição de equipamento pesado de forma a dar uma melhor resposta às empreitadas.

No início da década de oitenta, a empresa obteve o alvará de construção e desenvolveu a sua actividade na execução de vias de comunicação, através do antigo método de semi-penetração sobre o qual era aplicado um revestimento betuminoso.

Com a expansão da sua actividade, foram contratadas novas equipas de trabalhadores especializados de forma a dar uma resposta mais completa, tais como execução de infra-estruturas, redes de abastecimentos de águas, redes de saneamento, redes de águas pluviais e outras.

Em 1991, com o objectivo de modernizar a empresa e abandonar o antigo método de semi-penetração, a empresa adquiriu a sua primeira fábrica destinada à produção de misturas betuminosas a quente. Para o efeito contratou uma equipa de trabalhadores especializados bem como o equipamento necessário ao espalhamento das misturas fabricadas (uma espalhadora, cilindros de compactação e uma cisterna de rega).

Em 1997, surgiu a oportunidade de deslocar parte dos recursos da empresa para Bragança, assim a foi adquirida e implantada uma nova central betuminosa com capacidade de 160 ton/Hora. junto à Pedreira de Sortes, contribuindo para a execução e prolongamento do IP4.

Em 1999, como resposta à procura do mercado, a empresa substituiu a anterior fábrica de misturas betuminosa situada no concelho de Oliveira do Bairro, por uma outra de maior capacidade, contratando para o efeito uma nova equipa de espalhamento e adquirindo o respectivo equipamento.

Em 2001, a Vitor Almeida & Filhos, S.A. reforçou o equipamento do seu laboratório de modo a responder com eficácia às necessidades dos seus clientes, para o efeito, contratou técnicos especializados, e adquiriu novo equipamento.

Em Março de 2003, a empresa Vítor Almeida e Filhos SA, concluiu a certificação do seu sistema de gestão da qualidade pela APCER, de acordo com o referencial NP EN ISO 9001:2000, no âmbito da Construção Civil e Obras Públicas, incluindo a Concepção e o Desenvolvimento.

Em 2006, na procura da expansão da sua actividade para outras áreas do país, adquiriu una nova fábrica de misturas betuminosas a quente móvel, que possibilita a deslocação rápida entre obras. Esta central também se encontra disponível para aluguer.

Em 2008, a empresa estabeleceu como meta uma revisão geral do seu sistema de gestão qualidade de modo a melhor se adequar às novas exigências do mercado.

Em 2009, a empresa Vítor Almeida e Filhos, SA, obteve a certificação pela APCER, do Sistema de Controlo de Produção em Fábrica das suas misturas betuminosas, de acordo com o referencial EN 13108-1.

Em 2017, a APCER no seguimento de uma auditoria externa à Vitor Almeida e Filhos, S.A. confirmou que  estavam reunidas as condições necessárias para que a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade implementado na organização transitasse da norma NP EN ISO 9001:2008 para a nova norma NP EN ISO 9001:2015. A renovação da certificação e transição normativa é um marco que define uma aposta clara da empresa na qualidade dos seus serviços, na melhoria da eficiência dos seus processos e na máxima satisfação dos seus clientes e parceiros.

Estrutura organizacional da V.A.F.

^ Back to Top